Protesto em Copacabana exige justiça por adolescente morto na Cidade de Deus

protesto copacabana exige justica adolescente morto cidade de deus

Neste sábado (19), familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores se uniram para realizar um ato exigindo justiça em nome de Thiago Menezes Flausino, de apenas 13 anos, que foi morto em uma ação policial no início da madrugada de 7 de agosto, na principal via de acesso à Cidade de Deus, comunidade localizada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O grupo caminhou pelo calçadão de Copacabana, na zona sul da cidade, carregando cartazes, balões brancos e caixões, como uma forma de expressar seu lamento e protesto.

Os participantes, incluindo crianças, carregavam cartazes com mensagens como “Thiaguinho, artilheiro da Cidade de Deus”, “Thiago Menezes, eterno camisa 10” e “Não foi operação, foi execução”.

Uma representação simbólica foi feita por meio de 14 caixões infantis, que representavam as 14 crianças e adolescentes vítimas de balas perdidas desde o ano anterior.

“É uma forma de chamar atenção do governo, que até agora não esclareceu nada. Se a gente fizesse isso na nossa comunidade, a gente ia estar entre tiro de borracha, tiro de bomba e outros tiros. Hoje, a gente está aqui atrás de justiça”

Comentou Diogo Flausino, pai de Thiago.

Esses caixões foram alinhados na areia, e bandeiras do Brasil com 14 furos foram pintadas de vermelho pelas crianças e colocadas sobre os caixões.

Junto com as bandeiras nacionais, foram dispostas as chuteiras e a camiseta que Thiago usava em seus treinos nos três clubes de futebol dos quais fazia parte.

Além disso, outros pertences dele, como 13 medalhas conquistadas em jogos de futebol e uma Bíblia, foram colocados no local.

A organização não governamental Rio de Paz liderou o ato a pedido da família e dos moradores da Cidade de Deus.

A iniciativa busca chamar atenção para a tragédia de Thiago Menezes Flausino e para a necessidade de justiça e mudanças no cenário de violência policial em comunidades cariocas.

Leia também:
UFRJ relata aumento na positividade de testes de covid-19, de 4% para 13%


Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.

Imagem: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias relacionadas