Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Rio é fechado por caso suspeito de gripe aviária

centro triagem animais silvestres ibama rio fechado caso suspeito gripe aviaria

A única unidade no Estado do Rio de Janeiro capaz de reabilitar e devolver à natureza animais silvestres, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado em Seropédica, na Baixada Fluminense, foi temporariamente fechada para o recebimento e liberação de animais.

A suspensão das atividades ocorreu após um caso suspeito de gripe aviária, resultando na interdição da unidade, onde atualmente 761 animais, incluindo 431 pássaros, estão abrigados.

O Cetas enviou um ofício a diversas instituições, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Polícia Militar, informando sobre a interrupção temporária do serviço e a suspensão das atividades devido ao caso suspeito.

O caso suspeito envolveu um urubu que chegou ao Cetas com um problema na asa e posteriormente desenvolveu sintomas de gripe aviária, como andar em círculos, perda de equilíbrio e dificuldade respiratória.

A ave precisou ser eutanasiada e amostras biológicas foram coletadas por agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seapa) para análise laboratorial. Os resultados serão obtidos em aproximadamente 14 dias.

O Estado do Rio de Janeiro já havia decretado emergência zoossanitária após a identificação de casos de gripe aviária em aves silvestres. A Secretaria de Agricultura reforçou que a doença está controlada e a medida tem como objetivo responder rapidamente a novos focos da gripe e proteger as aves comerciais do estado.

Até o momento, não há registro da doença na avicultura comercial.

A gripe aviária em aves silvestres não é transmitida pelo consumo de alimentos como carne e ovos. A principal medida de prevenção é o controle dos animais infectados.

Embora o contágio humano seja raro, a população é aconselhada a evitar contato muito próximo com aves silvestres, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde.

Leia também:
Perícia conclui que pó branco nas ruas da Zona Sul era farinha de trigo
Passe livre para maiores de 60 anos: Governo tem prazo de 15 dias para sancionar lei
‘Show do Século’ com DJ Alok: Vereador solicita suspensão de foguetório

Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.

Imagem: Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias relacionadas