123Milhas: Procon-RJ recebe 516 queixas após suspensão de viagens

123 milhas procon rj recebe 516 queixas apos suspensao de viagens

Desde o anúncio da suspensão de passagens e pacotes promocionais da linha “Promo” com embarques programados de setembro a dezembro deste ano pela 123milhas, o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) já recebeu um total de 516 queixas de consumidores.

As reclamações foram realizadas tanto através do site do órgão quanto pelo portal.

O Procon-RJ tomou medidas para lidar com a situação, tendo notificado a empresa devido à falta de esclarecimentos sobre a suspensão e a ausência de orientações aos consumidores sobre seus direitos.

A empresa tem um prazo até o dia 23 de agosto para responder aos questionamentos apresentados pelo órgão.

“Ele deverá ter as opções de receber a quantia paga, monetariamente corrigida, receber serviço equivalente ao contratado, ou até mesmo, o cumprimento forçado da oferta. E se o fornecedor ignorar essas opções, à livre escolha do consumidor, alterando o contrato de forma unilateral, incorrerá em prática abusiva, prevista no artigo 39, V do CDC”

Explica o Procon-RJ em nota

De acordo com o Procon-RJ, a situação levanta preocupações em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), mais especificamente o artigo 35, que estabelece que o fornecedor não pode oferecer apenas o voucher como alternativa aos clientes que tiveram suas viagens canceladas.

O órgão destaca que, legalmente, essa escolha deve ser feita pelo próprio cliente, garantindo sua autonomia e direitos.

Em situações que envolvem hospedagens e outros serviços, como aluguel de carros e passeios, o Procon-RJ orienta os consumidores a negociarem diretamente com os fornecedores.

“No caso de mudança da data da viagem, o consumidor pode ainda solicitar a devolução do valor pago, explicando o ocorrido. Caso não consigam um acordo, o fornecedor que provocou o transtorno deverá arcar com os custos, e o consumidor poderá fazer essa exigência”

Comenta o Procon-RJ.

Além disso, é aconselhável que toda comunicação com a 123milhas seja documentada e registrada por meio de números de protocolos e e-mails, a fim de garantir a transparência e a rastreabilidade das interações entre as partes envolvidas.

Leia também:
Governo do Estado do Rio lança cursos online gratuitos de proteção aos idosos
CIEE Rio promove mutirão com 1.300 vagas de estágio para mulheres negras

Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.

Fonte: Extra
Imagem: Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias relacionadas