Agora, toda a população do Estado do Rio de Janeiro têm a possibilidade de acessar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) diretamente em seus dispositivos móveis, marcando uma nova era na documentação pessoal.
A introdução desta versão virtual do documento oferece uma gama de benefícios tanto para os cidadãos quanto para o sistema de segurança pública, principalmente devido à sua conveniência.
Em um mundo em que praticamente todos carregam consigo um smartphone, essa solução agrega praticidade ao cotidiano.
Além da praticidade, o serviço da CIN virtual se destaca por empregar recursos avançados de segurança e criptografia, garantindo assim a proteção dos dados pessoais dos indivíduos.
Uma das vantagens mais notáveis é a simplicidade com que o documento pode ser apresentado, eliminando a necessidade de fotocópias e permitindo o compartilhamento direto do aplicativo.
Para adquirir o documento virtual, é necessário que os cidadãos possuam a versão física mais recente da carteira, a qual já está sendo emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desde o início deste ano.
Até o momento, aproximadamente 112 mil cidadãos fluminenses já receberam a CIN, e agora estão habilitados a realizar o download da versão digital através da plataforma oficial.
O Detran reforça que o documento digital, acessível por meio do aplicativo oficial, possui a mesma validade que a tradicional carteira física, proporcionando assim a segurança e a legitimidade necessárias para seu uso cotidiano.
Posso solicitar a CIN?
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem sido emitida apenas para crianças e jovens de até 18 anos que solicitarem a primeira via do Registro Geral (RG) em qualquer posto de identificação civil do Detran, pelo menos por enquanto.
Para emitir a CIN, a criança precisa apresentar a certidão de nascimento original com o CPF, ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF.
Caso não possuam o CPF emitido pela Receita Federal, receberão o modelo antigo de RG.
É possível fazer a inscrição no CPF pelo site da Receita ou em unidades conveniadas antes de solicitar a identidade.
O documento antigo será válido até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo.
Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.
CIN – Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional é um avanço no combate a fraudes em todo o país.
Agora, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o único número de identificação presente no documento, garantindo uma maior segurança.
Além disso, a CIN conta com um Código de Resposta Rápida (QR Code), que possibilita a verificação da autenticidade do documento e também informa se ele foi furtado ou extraviado.
Com elementos gráficos modernos, a nova carteira é ainda mais difícil de ser falsificada. Garantindo assim a proteção e a confiança dos cidadãos.
Como baixar o app
Veja o passo a passo para baixar a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional.
- Baixar o aplicativo “Gov.br” disponível para iOS ou Android.
- Fazer login com sua conta ou criar uma nova conta.
- Selecionar a opção “Carteira de documentos” no menu principal.
- Clicar em “Adicionar documento” e escolher a opção “Carteira de Identidade Nacional”.
O Detran informa que, dependendo da forma como o usuário criou sua conta no “Gov.br”, pode ser necessário realizar algumas etapas adicionais para aumentar o nível de segurança e visualizar os documentos.
Leia também:
Ilha do Governador receberá nova base do Segurança Presente
Rio de Janeiro terá voo direto para Roma a partir de outubro
Rio Fashion Day agita o fim de semana no Uptown Barra em comemoração de 10 anos
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
Imagem: Divulgação / Governo do RJ
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️