Já estão sabendo da novidade? Um novo sistema de bilhetagem, o Cartão Jaé, está chegando para substituir o RioCard e você não pode deixar essa informação passar.
Com a constante evolução da tecnologia, novas soluções surgem para facilitar a vida dos cariocas, especialmente quando se trata do setor transporte.
No Rio de Janeiro, uma revolução está prestes a acontecer com o lançamento do Cartão Jaé, que promete substituir o antigo Riocard e trazer diversas vantagens para os usuários.
Neste artigo, vamos explorar como será o funcionamento desse novo cartão e como ele irá transformar o sistema de bilhetagem eletrônica no nosso transporte diário.
O Cartão Jaé e a Substituição do Riocard
Com o lançamento do Cartão Jaé, o Riocard, que por muitos anos foi utilizado como meio de pagamento para transporte público e outras modalidades na cidade, deixará de ser aceito.
O novo cartão eletrônico promete trazer uma série de inovações para a forma como os cariocas realizam suas transações diárias.
Funcionamento do Cartão Jaé
O Cartão Jaé é o novo sistema de bilhetagem digital que já começou a operar nesta quarta-feira(19/07/23), em sua fase 1, apenas no BRT.
Nesta primeira fase, o Riocard ainda será aceito em outros modais, mas o ideal é que o carioca se atualize logo para o Cartão Jaé, pois a partir de Fevereiro/24, o Riocard já não será mais aceito em nenhum transporte municipal.
Já na fase 2, prevista para começar ainda em novembro deste ano, o Cartão Jaé será implementado em todos os transportes públicos do Rio de Janeiro, que são:
- Ônibus;
- Vans;
- Cabritinhos;
- VLT;
- e BRT.
E a partir de então, o carioca não precisará mais do antigo cartão RioCard, mas como dissemos acima, ainda poderá ser usado até fevereiro de 2024.
O Cartão Jaé será atrelado a uma conta digital para que o carioca não perca o saldo remanescente.
As suas recargas poderão ser efetuadas nas máquinas de autoatendimento e lojas físicas(que citamos logo abaixo) em forma de dinheiro, pix, cartões de crédito e débito ou até mesmo por meio do site oficial ou aplicativos, que já estão disponíveis para IOS e Android.
Além de fazer o pagamento nos transportes por meio do cartão físico, você também poderá fazê-lo via QR Code, usando o celular.
Canais Oficiais do Jaé | Site | Instagram | Facebook |
Aplicativos: | Android | iOS |
Pontos de Atendimento: | Link |
Horário de Atendimento: | 9h às 18h |
Onde Obter um Cartão Jaé?
Todo carioca pode obter um Cartão Jaé nas lojas físicas e máquinas de autoatendimento instaladas nas estações de BRT, segue abaixo esses lugares:
- Terminal Jardim Oceânico
- Terminal Alvorada
- Terminal Santa Cruz
- Terminal Paulo da Portela
- Cidade Nova: Centro administrativo São Sebastião na Prefeitura do Rio
- Botafogo: Sede da Rio luz na Rua Voluntários da Pátria
- Campo Grande: Rua Aurélio Figueiredo
Já as estações abaixo, neste primeira fase não terão máquinas Jáe, mas em breve serão implementados:
- Prefeito Alim Pedro
- Vila Militar
- Santa Eugênia
- General Olímpio
- Santa Veridiana
O cartão tem o valor de R$4,30, que será revertido em créditos para viagens. Em caso de perda ou extravio, o titular do cartão deve pagar a taxa de R$30,10 para uma reposição, mas esse saldo também será revertido em viagens.
Já no caso de roubo ou furto, o usuário deverá apresentar um registro de ocorrência, e assim poderá ter outro cartão Jaé de forma gratuita.
Segue a lista de quem poderá ter uma gratuidade do cartão Jaé:
- Idosos acima de 65 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Pacientes com doenças crônicas em tratamento;
- Estudantes da rede pública de ensino;
- Universitários beneficiados por programas do governo federal ou com renda familiar de até um salário mínimo.
Por que a mudança?
O prefeito do Rio, Eduardo Paes afirmou que esta mudança tem a finalidade de dar mais transparência aos dados operacionais dos transportes da cidade e possibilitar uma melhora nos serviços oferecidos.
Assim, a prefeitura terá a possibilidade de manusear a rede de transportes municipais, permitindo um planejamento melhor nos lugares que precisam de mais viagens devido ao fluxo de passageiros.
“Com acesso à informação, vamos cobrar cada vez mais o que nós já estamos cobrando, que é qualidade no sistema. Isso também permite que o dinheiro que entra, na hora de cobrar, por exemplo, um ônibus que tem obrigação de ter ar condicionado, não tem, que não cumpriu com a sua quilometragem, não cumpriu com o seu roteiro, a prefeitura trava o repasse daquele percurso”. – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Conclusão
O Cartão Jaé representa uma revolução nos pagamentos dos transportes do Rio com sua proposta inovadora e vantagens significativas, é uma opção que promete facilitar a vida dos cariocas.
Com a substituição do Riocard pelo Cartão Jaé, a cidade dá mais um passo em direção ao futuro dos pagamentos e da mobilidade urbana.
Fique atento às atualizações por aqui no Meu Rio de Janeiro, pois qualquer novidade do Cartão Jaé, atualizaremos este artigo.
Deixamos abaixo um pin para salvar, talvez você precise consultar esse artigo mais tarde, até breve!
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️