Em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, o Governo do Estado em parceria com o MetrôRio está promovendo nos dias 16, 17 e 30 de agosto uma ação enérgica de prevenção e combate à violência contra a mulher nas estações Carioca e Uruguaiana, localizadas no coração do Centro do Rio.
Por meio do programa Empoderadas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, rondas estão sendo realizadas nos vagões destinados ao público feminino.
O intuito da Campanha Agosto Lilás é oferecer suporte e orientação às passageiras, ressaltando técnicas preventivas para enfrentar situações de violência.
Além disso, a iniciativa também engloba palestras informativas que visam capacitar as mulheres na luta contra qualquer forma de violência.
Durante o desenvolvimento dessa atividade, as passageiras têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como denunciar casos de agressões físicas, ameaças ou abusos psicológicos, morais, patrimoniais, físicos ou sexuais.
Uma distribuição de folhetos com orientações detalhadas e informações sobre os canais de denúncia também está em curso.
Além disso, o programa disponibiliza aulas práticas, nas quais as participantes aprendem a identificar sinais que antecedem atos de agressão, bem como técnicas para se afastar de situações perigosas e orientações sobre como agir diante de assédio e violência física.
Essas aulas acontecem das 9h às 10h e das 18h às 19h na estação Carioca.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o MetrôRio se unem para fortalecer a proteção e empoderamento das mulheres, promovendo um ambiente seguro e conscientizando a população sobre a importância de prevenir e combater a violência contra a mulher. As informações são do O Dia.
“Nós do Empoderadas estamos o tempo todo trabalhando para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas e que há uma rede de apoio do Estado para auxiliá-las. Essa parceria com o Metrô é uma oportunidade incrível de estarmos em um local de grande circulação de pessoas levando informação e esclarecimento, que sem dúvida, é uma das melhores formas de ajudar milhares de mulheres”.
-Afirmou Erica Paes, fundadora do programa.
Leia também:
Ensaios técnicos das escolas de samba do Rio começam em janeiro
Projeto de lei visa garantir direitos aos animais de áreas de condomínios
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️