A Firjan Senai está disponibilizando 7.335 oportunidades em cursos de aprimoramento profissional sem custos, abrangendo todo o estado do Rio de Janeiro. As atividades educacionais estão programadas para começar a partir do mês de setembro.
São oferecidas mais de 60 opções de cursos, agrupados em 293 turmas, com início previsto ainda para o ano de 2023, em diversos formatos.
As áreas abrangem campos tecnológicos como Audiovisual, Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Logística, Mecânica Industrial, Panificação e Confeitaria, Soldagem, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação, entre outras.
As inscrições para participar dos cursos serão realizadas exclusivamente através da internet, por meio do site oficial da Firjan SENAI. O período de inscrição será encerrado automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas.
Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, destacou, para o jornal O Dia, que “a qualificação profissional é de fundamental importância para a empregabilidade de jovens e adultos. Portanto, a Firjan SENAI está ofertando mais de 7.300 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, focando na ampliação das oportunidades de trabalho e de renda dos alunos”.
Para se inscrever, os interessados devem atender aos pré-requisitos particulares de cada curso escolhido, que podem envolver critérios de idade, nível de escolaridade e também uma renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal. Essa condição precisa ser comprovada por meio de uma autodeclaração.
Além disso, é essencial ter acesso a um computador ou notebook, uma vez que parte dos cursos será ministrada de forma online, seguindo a metodologia de ensino a distância (EAD).
Uma vez que o cadastro no site esteja concluído, o candidato terá um período de dois dias úteis para se dirigir à unidade escolhida e concluir sua matrícula. Nesse processo, será imprescindível apresentar todos os documentos requeridos, como documento de identificação, CPF, certificado de escolaridade e a autodeclaração de baixa renda.
No caso de candidatos menores de idade, é necessário que estejam acompanhados por seu responsável legal.
Leia também:
Ator de ‘Harry Potter’ sofre assalto no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro figura entre as 10 melhores cidades globais para mesclar trabalho remoto e lazer
Governo do RJ deve convocar 2 mil aprovados em concursos até fim de agosto
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
Imagem: Reprodução / Firjan Senai
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️