JUVRio forma 500 jovens de favelas do Rio em cursos de qualificação

juvrio forma 500 jovens favelas do rio cursos qualificacao

No último domingo (27/08), a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) promoveu uma cerimônia de entrega de certificados, conferindo 500 jovens entre 15 e 29 anos a conclusão bem-sucedida dos cursos Fala, Juventude! e Papo de Futuro.

Estas capacitações integram o Emprega JUV, um programa de empregabilidade da JUVRio que visa a capacitar e proporcionar acesso a oportunidades em diversas áreas para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.

A solenidade ocorreu na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e reuniu jovens das comunidades de Santo Amaro, Tavares Bastos, Babilônia, Tabajaras e Pavão-Pavãozinho-Cantagalo, localizadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Também foram celebrados formandos provenientes de favelas da Ilha do Governador e Praça Seca.

O secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, ressaltou o simbolismo da formatura no histórico edifício Palácio dos Arcos, onde muitos jovens, predominantemente negros e oriundos de favelas, foram capacitados em cursos voltados para criar oportunidades, renda e perspectivas futuras.

O local, construído no século XIX, teve um papel fundamental na história, pois foi onde a Lei Áurea foi assinada em 1888 e também serviu como sede do Senado até 1924.

A favela e a juventude estão ocupando esse lugar para reescrever o seu futuro. Se, no passado, estiveram aqui para dizer que pobres e pretos não deveriam ter sido escravizados, hoje nos encontramos aqui para dizer que vamos construir sonhos e ocupar todos os espaços da sociedade.

Comentou o Secretário Salvino Oliveira.

Um dos formandos, Caio Ferreira, de 18 anos e residente na Ilha do Governador, concluiu com sucesso as oficinas de audiovisual do projeto Fala, Juventude!. Caio acredita que o curso é uma conquista valiosa para sua trajetória pessoal e profissional.

Eu já tinha feito o Papo de Futuro e gostei bastante, no ano passado. E com o Fala, Juventude!tive a oportunidade de aprender a fotografar, filmar, editar e usar tudo isso profissionalmente. Eu recomendo para todos os meus amigos passarem pelos projetos da JUV.

Disse Caio.

Leia também:
Fraude em concurso da PM do Rio leva à prisão de 20 pessoas em operação
Espuma desconhecida surge no Guandu e Cedae interrompe o abastecimento
VÍDEO: tiroteio intenso no Morro do Jordão assusta moradores

Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura do Rio
Imagem: Laryssa Lomenha / Prefeitura do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias relacionadas