Um ônibus rosa da empresa Tinguá iniciou operações nesta terça-feira (5/9), realizando o percurso entre a Central do Brasil e Miguel Couto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O veículo é parte da campanha “Não dê Carona ao Assédio” e visa a redução de casos de importunação sexual em transporte público.
O micro-ônibus, com capacidade para 34 passageiros, tem tarifa idêntica aos outros ônibus e circula em horários específicos.
O presidente do Detro-RJ, Leonardo Martins, destacou que 97% das mulheres entrevistadas em uma pesquisa na Central do Brasil expressaram o desejo de ter um ônibus exclusivo para elas.
“Apresentamos a demanda ao secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que aprovou e está nos apoiando na campanha”, disse Martins, com planos de expandir o serviço para outras linhas e empresas.
A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, que esteve presente no lançamento do ônibus, ressaltou a importância do combate à importunação sexual nos transportes públicos.
“O ônibus rosa oferece mais conforto e segurança para as mulheres em seus deslocamentos diários”, afirmou.
O Detro-RJ também confirmou que o novo ônibus rosa será um adicional à frota existente, sem alterações no horário dos ônibus regulares da linha.
Leia também:
Indícios de superfaturamento em compras para Hospital Federal no Rio são revelados
Criança de 10 anos é atropelado e morre na Avenida Brasil
Dois ferros-velhos clandestinos na Mangueira são interditados pela Seop
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
Fonte: O Dia
Imagem: Reprodução Detro-RJ via O Dia
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️