Rio de Janeiro planeja iniciar vacinação contra a dengue ainda em 2023

rio de janeiro planeja iniciar vacinacao contra dengue 2023

Até o final deste ano, a cidade do Rio de Janeiro tem planos de realizar um teste de uma vacina contra a dengue em uma população específica.

O projeto, uma colaboração entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Saúde, visa vacinar cerca de 40 mil pessoas para avaliar a eficácia do imunizante em relação ao sorotipo 1 do vírus da dengue, que está atualmente em circulação no Brasil.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que o objetivo do teste é prevenir os surtos da doença que normalmente ocorrem durante os períodos de verão. Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de controle e prevenção da dengue, visando reduzir o impacto da doença na população.

“É uma vacina que foi testada para a dengue 2, a gente quer ver de fato como ela se comporta com o nosso sorotipo circulante hoje que é a dengue tipo 1”

Comentou em entrevista à Agência Brasil

“A gente vai fazer esse teste antes do período do verão obviamente, para poder verificar a eficácia da vacina nos próximos períodos”

Explicou o Secretário

A vacinação contra a dengue é um importante passo no combate a essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Através da parceria entre instituições de saúde e governo, espera-se entender melhor a resposta do organismo à vacina e contribuir para a redução dos casos de dengue na região. As informações são da Agência Brasil

Leia também:
Torcedores de Flamengo e Olímpia se envolvem em briga em praia do Rio de Janeiro
CIEE promove mutirão de cadastramento para estágio e aprendizagem em 5 cidades do Rio
Super Centro Carioca de Saúde ganha tecnologia PET Scan

Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias relacionadas