A cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como a anfitriã do encontro da Juventude do G20, também conhecido como Y20, programado para o ano de 2024.
O anúncio foi feito durante o encerramento do próprio Y20, ocorrido neste domingo(20/08) em Varanasi, na Índia.
Com essa seleção, o Rio desempenhará o papel de anfitrião da reunião de Cúpula do G20, composto pelas vinte principais economias globais.
O evento está marcado para os dias 18 e 19 de novembro do próximo ano. Além disso, o Rio sediará os encontros de onze grupos de engajamento do G20 que também estão programados para o ano de 2024.
“Em 2024 o Brasil, o mundo e as gerações se encontram no Rio. A cúpula do Y20 apresentará o Rio às juventudes de todo o mundo. Este anúncio confirma a parceria da prefeitura com a sociedade civil, os grupos de engajamento do G20 e o governo federal“
Comemorou o Presidente do Comitê Rio G20, Lucas Padilha
Liderando a comitiva brasileira, o secretário da Juventude Carioca da Prefeitura do Rio, Salvino Oliveira, apresentou durante o evento as bem-sucedidas iniciativas da cidade.
“Tenho muito orgulho de voltar ao Brasil com a confirmação da Y20 na nossa cidade. E ter mostrado aqui as iniciativas da Prefeitura do Rio para transformar a realidade da juventude carioca, criando oportunidades, produzindo conhecimento e criando acesso a novas formas de preparação para o mundo do trabalho e do desenvolvimento”
Disse o Secretário Salvino Oliveira
Esses projetos visam preparar os jovens para o mercado de trabalho, com ênfase na Indústria 4.0, um setor que desempenha um papel crescente na sociedade.
A capacitação dos jovens nesse domínio não apenas gera oportunidades, mas também constrói um futuro promissor para eles e para o país. Oliveira expressou sua satisfação com a seleção da cidade como sede do encontro.
O Y20 concluiu suas atividades com a formulação de propostas de políticas públicas direcionadas aos jovens dos vinte países-membros do grupo.
O documento resultante das discussões desses dois dias de encontro será entregue aos líderes dessas nações durante a Cúpula do G20, agendada para os dias 9 e 10 de setembro, em Nova Delhi.
Neste ano, as negociações e debates ocorreram em torno de cinco eixos temáticos: Futuro do Trabalho: Indústria 4.0, Inovação e Competências do Século XXI; Construção da paz e reconciliação: inaugurando uma era sem guerra; Mudanças Climáticas e Redução do Risco de Desastres: Fazendo da Sustentabilidade um Modo de Vida; Futuro Compartilhado: Juventude em Democracia e Governança; Saúde, Bem-Estar e Desporto: Agenda para a Juventude.
Enquanto chefe da delegação brasileira, Salvino Oliveira participou ativamente dos cinco eixos de debate do Y20, destacando iniciativas como o Pacto Pela Juventude, um projeto em colaboração com a Unesco.
O pacto capacita jovens líderes em comunidades cariocas, atualmente contando com a participação de mais de 600 jovens.
Esse projeto oferece sete meses de estudos remunerados, com uma bolsa de R$500, durante os quais os jovens aprendem a pesquisar e identificar questões locais, além de propor soluções para problemas urgentes identificados pela população local.
As informações são do Diário do Rio.
Leia também:
- Vila Kennedy e Maré recebem ação do Trabalha Rio para cadastramento no banco de empregos
- Piscinão de Ramos passa por manutenção a partir de segunda-feira
- Feira Refúgio em Foco ocupa Memorial do Holocausto em Botafogo
- Confusão entre vendedores e guias resulta em briga no acesso ao Pão de Açúcar
- Roxy Dinner Show: nova casa de shows em Copacabana inaugura nesta quinta(17)
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
Imagem: Canva
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️