O famoso calor do Rio de Janeiro voltou com força no feriado de 7 de setembro, trazendo cariocas e turistas para lotar as praias.
Diante desse cenário, a Operação Verão, encabeçada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal, foi ativada.
A ação, que realmente começou a ser posta à prova no dia 8 de setembro, tinha como principal objetivo garantir a ordem pública nas áreas de grande aglomeração.
Com 600 agentes mobilizados, nos primeiros dias de operação, cerca de mil multas foram aplicadas em veículos estacionados de maneira irregular.
Além disso, 145 veículos foram removidos, incluindo uma van pirata identificada em Copacabana e 13 veículos atuando como depósito público de forma ilegal.
A fiscalização também se voltou ao comércio ambulante. Foram confiscados 1.800 produtos, incluindo uma variedade de alimentos, bebidas e outros itens.
Deste total, destacam-se centenas de souvenires, 594 bebidas variadas, mais de 680 garrafas de vidro e quentinhas. Equipamentos de ambulantes, como carrocinhas de açaí e coco, fogareiros, isopores, botijões de gás e até mesmo bonés foram apreendidos.
A Guarda Municipal também se atentou a práticas irregulares nas praias. Em Copacabana, dois banhistas foram flagrados utilizando bolhas aquáticas, uma atividade considerada ilegal e perigosa.
Na mesma praia, 104 barraqueiros foram inspecionados, resultando na aplicação de 17 multas por diversas irregularidades, incluindo a operação de barracas por terceiros e a delimitação imprópria de áreas com guarda-sóis e cadeiras.
Além disso, a Seop teve um olhar cuidadoso sobre o transporte coletivo, especialmente nos ônibus com maior número de passageiros, onde revistas foram realizadas.
No aspecto sonoro, a secretaria fiscalizou 39 estabelecimentos e multou 12 deles por ultrapassarem os limites de volume permitidos, levando ao fechamento de dois.
Ainda no contexto da Operação Verão, em Copacabana, a Guarda Municipal auxiliou na recuperação dos pertences de um policial civil de Brasília, que incluíam celular, cartões de crédito e uma camisa.
Em outra situação, no Parque Madureira, dois adolescentes foram pegos em flagrante pela Guarda Municipal após roubarem o celular de uma mulher.
A operação destaca a importância de manter a ordem e garantir a segurança em locais com grande fluxo de pessoas, especialmente durante períodos festivos e de alta temporada.
Leia também:
Centro Esportivo Miécimo da Silva recebe evento esportivo da Intervilas
Capitão da PM sofre furto de arma em confronto com assaltantes
Tragédia chocante: Polícia suspeita que tráfico esquartejou jovem e a jogou em lixeira
Para mais atualizações e informações sobre a cidade, continue acompanhando o Meu Rio de Janeiro.
Fonte: Prefeitura do Rio
Imagem: Divulgação / Prefeitura do Rio
⛅️ Veja a Previsão do Tempo no Rio de Janeiro ⛅️